LUVE É CAMPEÃ GERAL DOS JOGOS UNIVERSITÁRIOS MINEIROS

A LUVE representou a UFV durante os Jogos Universitários Mineiros (JUMs), realizado na cidade de Pará de Minas de 12 a 17 de julho de 2022  e a equipe contou com 100 atletas da delegação, oito técnicos e preparadores físicos e oito apoiadores. Quatro modalidades de ambos os naipes disputaram os títulos de campeões mineiros, em que seriam classificados para os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs),  realizado em Brasília de 18 a 25 de setembro deste ano.

A UFV conquistou o título no Basquete Masculino e o Futsal Feminino, além das segundas colocações no Basquete, Handebol e Vôlei Feminino. O Handebol Masculino conquistou a medalha de bronze, além da quarta colocação do Futsal e Vôlei Masculino. Com o somatório desses resultados, a delegação da UFV conquistou a primeira colocação entre todas as universidades presentes no evento.

Além da UFV, disputaram os jogos: UFMG, Unifei, UFV Florestal, Universo e Unitri. A diretoria da LUVE e seus atletas contaram com o apoio da UFV, Divisão de Esporte e Lazer (DLZ), Centro de Ciências Agrárias (CCA), Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCB), Centro de Ciências Exatas (CCE) e Centro de Ciências Humanas (CCH), além dos esforços de toda a atlética com a venda de rifas e docinhos para angariar fundos para pagamento das despesas do campeonato.

A LUVE é uma instituição de 60 anos que representa a UFV no cenário esportivo, tendo caráter de rendimento em nível universitário. Vários treinadores e profissionais hoje no mercado esportivo tiveram a sua porta de entrada através das oportunidades que a atlética propiciou, sendo o que mais se aproxima de rendimento na cidade de Viçosa. Essa experiência é crucial principalmente para os alunos do curso de Educação Física, que carecem de maior apoio e incentivo para transformar essas oportunidades em experiências curriculares, não só como treinadores e preparadores, mas também como gestores esportivos.

Esse campeonato marcou a retomada das suas atividades após dois anos inativos devido a pandemia. A união da atlética após todo esse hiato foi fundamental para as conquistas neste campeonato, destacando a mobilização de todos os presentes torcendo pelos seus amigos em quadra. Os resultados foram excepcionais e tendem a melhorar, já que somente agora conseguimos retomar as rotinas de treinos.

Fotos/reprodução: Equipe LUVE UFV Campus Viçosa